sexta-feira, 12 de março de 2010

TEMPO, TEMPO, TEMPO: NUMAS HORAS DE MAIS, NOUTRAS, DE MENOS




Não faz muito que eu que me angustiava por meu status de desempregado. Acordar e não precisar sair de casa, sentir-se pesado aos outros deixa qualquer um triste,não dá pra ser feliz, como dizia a canção, pois a vida do homem é seu trabalho. Eu trabalhava muito em casa, mas não tinha emprego.

Agora tento me acostumar ao tempo e às responsabilidades de um trabalho “normal”, rotineiro.

A quem está estudando pra fazer concurso público achando que funcionário público não trabalha, aconselho seguir outro caminho, porque a coisa não é bem assim. Funcionário público trabalha, e não é pouco. No meu caso particular, um servidor do judiciário estadual, tenho que dá contar de muito serviço sob pressão de todos os lados. Eu e meus colegas somos pontas de lança da “cruzada modernizadora” do judiciário brasileiro encampada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). São as famosas metas 2, 3 , 4 e muitas outras que ainda estão por vir, todas elas com o fito de eliminar o problema crônico da Justiça brasileira: a morosidade.

No jogo das metas, a pressão é verticalizada, partindo do ponto mais alto ao mais baixo da cadeia do sistema... você pode imaginar o resultado.

Mas, não renego a estratégia de adoção de metas. Creio que o melhor delas seja o fato de criar uma cultura de gestão da justiça, coisa que dantes não se pensava. Acredito que, depois de arrumada a casa, despenderemos menos energia e obteremos maiores e melhores resultados com o trabalho realizado.

Mas, até chegar lá, tem sido duro. O trabalho é pesado e estressante. As cobranças vêm de todos os lados, ao mesmo tempo, cobram respostas imediatas. Tem dias que chego em casa e não consigo fechar os olhos, eles faíscam de tanta tensão.

Minha sorte é que Deus me deu João Victor. Seu abraço, seu sorriso de boas vindas, sua alegria ao vir ao meu encontro são os melhores lenitivos ao estresse. E mesmo nos momentos de maior tensão-pressão, quando imagino que não vou dar conta, lembro da luta que vivemos e vencemos e, aí, penso : “ah! Isso é fichinha. Quem passou por onde passamos não encontra mal que não possa vencer.” Essa certeza me fortalece, todo tempo.
.
.
.

4 comentários:

  1. Querido Bosco, não teho palavras para descrever a emoção q estou sentindo em encontrar esse blog e atraves dele saber de tantos e tantos milagres q o Senhor operou em tua familia e princiaplamente desse gatão chamado de Joao Victor. Jà faz algum tempo q nos conhecemos lá no CEEL na UFPE, lembra???? E de la p ca recei alguns emails informando da situação de seu filho mas não acompanhei a evolução...
    Estou mt feliz e com lágrimas nos olhos em saber q esse a sua vida e sua familia eh um canal de benção para o mundo.
    O nosso Pai é realmente é um Deus de milagres!!!!!!!!
    Estarei acompanhando e intercedendo por vcs...
    :)
    Juliana Silvestre

    ResponderExcluir
  2. Nossa como ele está diferente!!!Nesse calor tô até com inveja da piscina dos Joãos!
    Tem festa no próx mês? :)
    Chora não, João, dá um de sebastianista louco:)
    Mas lembra do Fernando Pessoa - Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

    Beijos 1000 p/ todos aí!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de identificar. Sou eu João; Erika Marques!

    ResponderExcluir
  4. Parabens, foste um vencedor,seja luz nesta area judicial,pois o Brasil precisa de pessoas comprometidas neste setores.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir