sábado, 25 de abril de 2009

A FESTA


Domingo passado (19/04) comemoramos o aniversario de João Victor. Nesse cenário de crise financeira global, local e particular em que estamos imersos, a gente até pensou em não fazer festa, mas não dava pra passar essa data sem celebrar a alegria de tantos desafios vencidos.

De início, propus a Valéria que a gente fizesse um bolo, convidasse os amigos mais próximos para cantar parabéns e comer o bolo com refrigerante. Ela topou a idéia. Ai, a lista, sempre a lista. Começamos a listar as pessoas que, de algum modo, estiveram conosco nesse ano, nos apoiando na luta pela vida de João Victor. Deixamos de fora as aquelas que moram longe daqui, como é o caso dos nossos queridos de São Paulo, porque, seria demais exigir a presença delas. Mesmo com esses critérios, nossa lista logo ultrapassou 80 nomes. Nesse caso, não poderíamos fazer só o bolo. Seria de bom tom servir alguns salgados. Mas ai não poderíamos deixar o pessoal comendo e conversando em pé até a hora de partir o bolo. Por isso, resolvemos, também, alugar algumas mesas e cadeiras. Na hora de alugar as mesas pegamos também umas toalhas. O típico “uma-coisa-puxa-a-outra”.

O bom foi que pensamos, planejamos e realizamos tudo em uma semana e nada saiu errado. Foi um corre-corre pra mim e Valéria. Não fazia nem 8 dias que a gente havia mudado de casa e ainda tivemos de cuidar dos preparativos sozinhos. Nossa sorte foram nossos amigos. Ninha, Luciana, Manuela e Ellen “Kartyllagem” deram aquela ajuda providencial nos últimos retoques, nos socorrendo na hora que mais precisávamos. Ai, depois que tudo ficou pronto, foi fácil receber todo mundo.

Vieram quase todos os convidados. Os poucos que não chegaram foi por motivo justo. A ausência que mais lamentei foi do meu amigo Yeso. Na véspera ele até me ligou para pegar o itinerário, porém, menos de meia hora depois, avisou que não viria porque estava correndo para o aeroporto, para ir ao Rio de Janeiro. Lá, uma sobrinha sua havia sido morta por uma bala perdida fazia poucos minutos.

Aqui em casa foi só alegria e Espírito de Gratidão. Muita gente, inclusive eu, encheu os olhos de lágrimas no momento em que eu, Valéria e Pr. Ivaldo dava uma palavrinha antes de cantar o parabéns. Com todos reunidos em volta da mesa, como manda a boa tradição cristã, lembramos que ver João Victor completar 1 ano é o testemunho de um milagre. Antes da cirurgia paliativa (dezembro/2008), a gente vivia um dia por vez. Quando a noite chegava e ele dormia, a gente pensava : “que bom, mais um dia de vida”. Agora vê-lo fazer um ano é um prazer e uma esperança sem tamanho.

Todo ficou ótimo, perfeito. Os salgados, o bolo, o serviço dos garçons. Todo mundo ficou muito satisfeito, inclusive João Victor que era só simpatia na recepção ao convidados que lhe davam presentes. No meio da festa deu uma pausazinha pra tirar uma soneca. Depois voltou na hora do parabéns e prolongou a festa até altas horas com os pais exaustos, porém muito, muito felizes por ele ser nosso filho.

.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário