quinta-feira, 7 de julho de 2011

MOTIVO E MOTIVAÇÃO PARA LUTAR ( ou Por que precisamos enfrentar um leão a cada esquina?)


Eu sabia que não seria fácil, mas também não imaginava que seria tão trabalhoso.

Não é difícil ser pai de uma pessoa com necessidades especiais. É trabalhoso, apenas trabalhoso. Nada vem fácil, “não há vitória sem luta”, mal ensaiamos a comemoração de uma conquista e já se avista nova peleja.

Em post antigo falei da inclusão de João Victor em um bom plano de saúde, mas nem precisei usar pra descobrir que não atendia às nossas necessidades. O tal plano, UNIMED Joao Pessoa, afora-se em oferecer cobertura nacional, mas, na gripe braba do João, que beirou a pneumonia, quando estivemos na emergência do Sta. Joana, tive a ideia de averiguar se lá poderia usar a Unimed recém contrata, obvio, depois de passado o período de carência. Ai a moça pediu para ver a carteirinha, olhou o documento e resolveu minha dúvida em duas frases: “ não tem escrito ‘rede nacional ‘, aqui não aceita”. Depois liguei para Unimed e me avisaram que o plano de João Victor é de cobertura nacional, p-o-r-é-m, não cobre hospitais de alto custo e que, no Recife, os tais hospitais de alto custo são o Português, Santa Joana, São Marcos, São José e Hospital Esperança. Ora, se o plano “top” da Unimed João Pessoa não é aceito nos melhores hospitais do Recife, o que será de nós se precisar ir ao HCor?

Desiludido da Unimed, voltei às pesquisas e resolvi contratar a MEDIAL SAÚDE, com cobertura nacional e com direito a bons hospitais, inclusive o HCor. Assinei o contrato e paguei a primeira parcela à corretora, que ficou de me contactar para agendar a perícia que o plano exige, especialmente porque declarei que ele já fez cirurgia cardíaca e tem síndrome de down.

Sei que desde semana passada que tento em vão agendar a tal perícia. Depois de muitas histórias mal contadas e desculpas esfarrapadas, disseram-me para procurar outra opção de plano de saúde, que a operadora MEDIAL não tinha interesse em admitir meu filho, pois trata-se de um usuário, que com certeza, dará mais despesa que redimento.

Fiquei mudo, petrificado, suspenso por um misto de revolta e incredulidade. Que mundo perverso esse que meu anjo resolveu habitar?!

Eu sabia que, se pudessem, as operadoras de plano de saúde recusariam a adesão de velhos, portadores de AIDS, câncer e toda sorte de doença grave. Que não incluíram jamais as crianças autistas, as downs, as portadores de paralisia cerebral e todas as demais com qualquer doença ou incapacidade decorrente de má formação congênita. Sabia, mas não acreditava que fossem capazes de desafiar a lei, especificamente uma lei, a Nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que no artigo 14 diz: “Em razão da idade do consumidor, ou da condição de pessoa portadora de deficiência, ninguém pode ser impedido de participar de planos privados de assistência à saúde”. Mas estão impedindo João Victor. Por enquanto, porque vou lutar para que seja admitido. Não será o preconceito tacanho de alguns que determinará as escolhas que hoje fazemos por João Victor nem as opções que ele fará no futuro. Se não reajo, daqui a pouco ele só irá brincar no parquinho no horário de menor movimento, só sentará na mesa mais escondida do restaurante, terá de viver recluso para não chamar a atenção ou não causar “desconforto” aos não downs, tidos sãos, que se acham normais, mas que, na verdade, são pobres, deformados de alma.

É preciso dizer basta enquanto se pode falar, enquanto a boca ainda está livre da mordaça, enquanto estamos de pé. Porque, depois de calarem a nossa boca, quebrarem nossas pernas e nos colocarem de joelhos, será tarde demais. Retomar território perdido é muito mais difícil do que avança na conquista e, mais ainda, do que manter o que já conquistamos.

Gostaria que fosse menos trabalhoso criar meu filho. Mas não troco essa dádiva por nada desse mundo. A alegria que ele me dar suplanta toda a fadiga.

.

.

.

5 comentários:

  1. DEUS ESTA COM VCS. ESSA CRIANÇA N LHES FOI DADA A TOL. ESTAMOS NUM PAÍS TOSCO, VERGONHOSO, MAS DEUS É FIEL E CUIDARÁ DISSO TBM NEM Q SEJA POR MAIS UM MILEGRE. VAMOS ORAR E CONTINUAR A LOUVAR A DEUS, POIS ELE FARÁ GRANDES COISAS

    ResponderExcluir
  2. Oi Bosco, as lutas são diárias e juntos, apesar da distância, tetamos vencer cada uma das batalhas que nos apresentam. Postei um protesto no link que vc indicou no email, e vou repassqr p algumas pessoas que considero integras e empenhadas em fazer parte desse exercito.
    Xero em vocês, Kátia e Arthur.

    ResponderExcluir
  3. OI, JOAO BOSCO E JOAO VICTOR.
    TAMBÉM FIQUEI INDIGNADA, REVOLTADA COM A ATITUDE QUE RELATOU REFERENTE A EMPRESA DE PLANO DE SAUDE.
    EU , MINHA FAMILIA E A NOSSA ANNA LUZ,DA FAMILIA DOWN COMO O JOAO,SOFREMOS COM A ESTUPIDEZ DO PRECONCEITO AINDA EXISTENTE.
    ESTAMOS NA LUTA JUNTO COM VCS, PELO MENOS EM ORAÇÃO.
    E NUNCA SE ESQUEÇAM, DESISTIR DE LUTAR PELO JUSTO JAMAIS. E DEUS SEMPRE PROVERÁ.
    ALINE BEATRIZ -
    aline-paulo@bol.com.br
    annaluzdepaulogomes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá João! Li sua postagem, fiquei revoltada, desejo muita força para vcs. Falei meu pai também ficou sensibilzado, comentou o seu blog no blog dele http://www.edson-leite.blogspot.com/
    A luta de vcs é grande, mas vc tem o discernimento suficiente para enfrentar e sair vitorioso!

    Grande abraço

    Priscila Leite

    ResponderExcluir
  5. olá querido...muito obrigada pelo comentariio..,e tem razãoo..nossos filhos são gatões em rsrrs..bjinhos no victor..fikem com deus

    ResponderExcluir