quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ACREDITANDO EM MILAGRES



“Quem é ateu e viu milagres como eu...” Esse verso da música Milagres do Povo de Caetano Veloso, vez por outra, lampeja em minha memória. Ele vem, assim, do nada, no nível do consciente. Simplesmente brota involuntariamente. É um texto instigante, paradoxal: um ateu que enxerga milagres. Note que ele não fica só nível da credulidade passiva, não é alguém que, simplesmente, crê em milagres. Ele VIU, testemunhou, deparou-se, pode-se dizer, até, viveu o milagre. Mas, ao mesmo tempo, é ateu.

Fico pensando na sabedoria desse verso – nunca decorei o resto da letra – e lembro da dificuldade que muitas pessoas têm, principalmente as religiosas, de perceber os milagres que todo dia acontecem à sua volta. Ficam a vida toda pedindo um milagre sem vê a explosão milagrosa se processando ao seu redor. Pensam que milagre é um espetáculo pirotécnico – que também pode ser – e não dão crédito aos eventos quase imperceptíveis, como conhecer uma pessoa “do nada” que lhe abre um monte de oportunidades na vida, seja para o amor, para o trabalho ou simplesmente ampliar seu círculo de convivência.

Na vida de João Victor os milagres são diários. Quem acompanhar esse blog vai saber o porquê dessa afirmação. São tantas pessoas, que surgem “do nada” e que, inesperadamente, atendem uma necessidade urgente. Lógico que também encontramos pessoas que nos frustram as expectativas, porém são tão poucas que quase não contam e, também, há um pouco da culpa é nossa quando exigimos delas além do que podem dar.

Um dos últimos milagres na vida de João Victor veio por essa invenção divina: o orkut. Foi através dele que Valéria se integrou a uma rede de mães de crianças cardiopatas. Logo Valéria que detestava o orkut. Participando dessas comunidades virtuais ela está aprendendo muito, em vários aspectos, desde o conhecimento teórico em cardiologia até, e principalmente, sobre como superar a tensão e a ansiedade.

Por causa do orkut estamos indo a São Paulo neste domingo. Ele está com o internamento agendado no HCOR para o dia 08/12, fará exames e depois uma cirurgia cardíaca. Foi um milagre ter conseguido esse tratamento no melhor hospital de cardiologia pediátrica do Brasil gratuitamente (não é SUS!) e em tão pouco tempo. Da nossa iniciativa de pedir orientação ao hospital sobre o caso do nosso filho, até o agendarem o internamento, não passaram mais de 15 dias. Um milagre que nem ateu pode deixar de ver.

Agora vivemos um momento que precisamos continuar acreditando em milagres, assim, no gerúndio, de modo continuo enquanto o tempo se desdobra. Estamos arrumando as malas para viajar para São Paulo num momento em que João Victor atravessa uma fase crítica. Tem dias em que sua cianose fica mais intensa, o fôlego curto, impaciente... muitos sinais de que seu coração está trabalhando no limite. Nesse momento o que mais queremos é continuar acreditando em um milagre. Um milagre simples, mas fundamental para nós: que ele tenha forças para chegar no HCOR. Agora basta esse, depois queremos outros, lá em São Paulo e aqui (rss...), sem pirotecnia.

Quem já viu tantos milagres, só deseja acreditar que eles continuam acontecendo.
.
.
.

2 comentários:

  1. é verdade o milagre na vida do JV é diário, isso porque ele tem um Deus que cuida e ama muito ele.
    Deus tem um propósito em toda essa situação.

    E lembrando uma bela composisão que um certo João Bosco Barreto compôs...
    " VIDA COMPLETA, PAZ SEM IGUAL, EU TENHO EM TI JESUS".
    Deus abençoe vcs...

    Espero vcs para celebrarmos em ação de graças lá na igreja a vida desse pequeno grande homem JV.
    Bjaõ

    TACY TORRES

    ResponderExcluir
  2. Bosco,querido.

    Bené e Soninha me informaram da luta pela qual você está passando. Estamos morando em Brasília e queremos fazer algo prático para levar essa carga com você e com o pequeno João Vitor.Orando já estamos.

    Bjão.
    Conte(m) conosco.

    Irailton & Janna.
    pastor@agapebrasilia.com.br
    61 8504-1281

    ResponderExcluir