quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

NOSSA LUTA EM SP - HCor ( 7 ) - Livrando-se das quinquilharias

João Victor saiu da UTI parecendo uma personagem de filme de ficção científica, cheio de quinquilharias acopladas ao seu corpo: um catete de oxigênio nas narinas, uma sonda para alimentação – também no nariz, mais dois catetes para introdução de medicamentos – um no pescoço e outro em baixo do braço e, por fim, um dreno no pulmão.

Nem precisa dizer, mas digo, que essa parafernália de coisas plugadas nele causam muito desconforto e dor, especialmente o dreno. É extremante incômodo ficar com aquilo e meu nenê não ta gostando nada da situação. Por duas noites ele não dorme direito e está muito choroso. A equipe médica tem tentado minimizar as dores com doses de dipirona, mas quando passa o efeito da droga ele volta a choramingar e não se pode viciá-lo em analgésico, daí, por alguns períodos ele precisa mesmo suportar a dor.

Mas a equipe médica não o deixa assim por sadismo. Cada acessório tem sua finalidade. O dreno, por exemplo, foi colocado, como já dito na postagem anterior, por causa do volume de liquido no pulmão dele e, também, para tratar do famigerado quilótorax. Tirar essas coisas só por causa do desconforto e depois ter de recolocá-las, às presas, numa situação limite, é uma conduta mais do que inapropriada, seria mesmo irresponsabilidade. Por isso, que aqui se faz cada coisa no seu tempo.

Felizmente, chegou o dia dele livrar-se do dreno. Tiraram-no hoje (25/12) por volta das 11 horas da manhã. Minutos depois retomou o processo de ingestão de alimentos por via oral. A melhora de ânimo foi imediata. Valéria me contou por telefone que ele não só parou de chorar mas, também, voltou a sorrir.

Agora, nesse final de tarde, ta dormindo sossegado, sonhando livrar-se das outras quinquilharias.
.
.
.

4 comentários:

  1. Que DEUS te ilumine sempre fico feliz por sua recuperação pois quem confia e crÊ naquele que nos fortalece tudo pode bjs te adoro joãzinho!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom saber q João Victor continua na luta pela vida, cada vez mais forte.Continuo trabalhando na campanha, no começo do mês envio uma remessa pra vcs. Nesse Natal mtos acontecimentos marcaram vcs, nos proximos mtas alegrias e bençãos cobrirao vcs.
    Xero gde, um Natal de esperança e milagres.

    ResponderExcluir
  3. Bosco,fico muito feliz quando vc diz cada passo da recuperação do nosso Vitinho.Peço a DEUS todos os dias pela saúde do nosso menino e esperançosa pela chegada dele em Goiana para cobrí-lo de beijos.Desejo um Feliz Natal e um Ano Novo cheios de conquistas e realizações.Diga a val que estou mandando Bjos.Ninha e Família.

    ResponderExcluir
  4. oi, meu nome é ana rosa, sou estudante de serviço social pela ufpe, estudo sobre pessoas com deficiencia há 5 anos e estarei em sampa a partir do dia 1 de janeiro até dia 13 de fevereiro. gostaria de encontrar com vcs para ajudar no que for possível.
    meus emails: ana.rosa.coelho@gmail.com ou ana.aroucha@yahoo.com.br

    bjao

    ResponderExcluir